CENTENÁRIA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO É REINAUGURADA EM LAGOA BONITA

Neste sábado, 22 de Outubro, aconteceu em Lagoa Bonita a Cerimônia de Reinauguração de Igreja Matriz de Santo Antônio.

As obras de reforma se iniciaram no final do ano de 2011 e se estenderam até 2016. A restauração ficou a cargo da empresa Studio A – Projetos, sendo Anny Bicalho a arquiteta responsável técnica e Alexandre Bicalho o restaurador coordenador dos projetos.

A Banda de Música Vitalina Corrêa abriu a cerimônia com diversas canções à frente da Igreja, enquanto era esperada a chegada da Caminhada Luminosa que percorria pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em seguida, a Folia de Reis “Nossa Senhora Aparecida” do Povoado do Palmito pôde fazer sua apresentação à porta da Igreja.

Após o cântico dos fiéis em demonstração de fé, os sinos da igreja anunciavam a reabertura da porta da Igreja realizada por Ronaldo Alves, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Joaquim Ildeu Sant’Ana, prefeito municipal e Padre Geraldo de Carvalho Araújo.

Foi feito então o descerramento da Placa, com as autoridades presentes, além dos restauradores e membros da comunidade que também ajudaram na empreitada.

Ronaldo Alves, o maior incentivador e responsável direto pela obra de restauração fez um discurso emocionado sobre o altar, contando a história da edificação e agradecendo nominalmente a cada um que de alguma forma ajudaram a tornar o sonho possível.

O prefeito Joaquim Ildeu Santana também discursou fazendo um apanhado de todo o seu governo, dizendo que é uma honra encerrar o mandato com a entrega da Igreja reformada à sua terra natal e ainda exaltou a pessoa de Ronaldo Alves que trabalhou duro para a realização das obras.

O padre Geraldo agradeceu à comunidade que ajudou, os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e à Prefeitura por entregar à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus a reforma que tornou a igreja tão bonita novamente. Pediu ainda para que a população de Lagoa Bonita zele pela conservação do local.

Foi realizada uma linda missa para a multidão que lotou as dependências da grandiosa igreja.

O hasteamento das Bandeiras de Santo Antônio e de Nossa Senhora da Conceição encerraram a cerimônia de reinauguração, mas a festa ainda continuou com barraquinhas e apresentações musicais.

Foram investidos cerca de R$ 800 mil na reforma completa da Igreja. O recurso financeiro foi obtido através do ICMS Cultural do Estado via IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, com supervisão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Por Cordis Notícias
Link: http://www.cordisnoticias.com.br/2016/10/centenaria-igreja-de-santo-antonio-e.html