NOTA DE ESCLARECIMENTO: FALTA DE ÁGUA E PROBLEMAS NA COLETA DE LIXO

Em resposta à matéria publicada em A Folha de Sete Lagoas, nesta terça-feira, 03 de Março de 2020, temos a informar:

Desde a última quinta-feira, a COPASA informou que sofria com problemas nos dois poços artesianos da cidade de Cordisburgo, ocasionando em interrupções no fornecimento de água potável. Enquanto o problema não é solucionado, desde Domingo o abastecimento foi restabelecido, através de caminhões-pipa, provenientes das cidades de Paraopeba e Curvelo.

A empresa trabalha para a manutenção, entretanto não há previsão para a normalização da captação. Neste período, é importante que a população faça consumo consciente dos recursos hídricos, evitando desperdícios.

Quanto à coleta de lixo municipal, devido a determinação judicial, o aterro controlado da cidade foi encerrado, obrigando que todo o material coletado seja transportado para Sabará.

Diante disso, o antigo trator de lixo foi aposentado, sendo adquiro um caminhão compactador de lixo para que a coleta seja feita de forma eficiente e de acordo a legislação vigente.

Juntamente a isso, foi iniciada a coleta seletiva em Cordisburgo, como forma de redução dos resíduos sólidos e de preservação do meio ambiente. A população ainda está aderindo de forma gradual este processo.

Durante o feriado do carnaval 2020, houveram alguns problemas no serviço de coleta, somado ao fato que o volume de lixo produzido foi muito alto, ultrapassando a capacidade de coleta diária, prejudicando tanto a coleta dos resíduos sólidos quanto dos materiais recicláveis.

Nesta semana os dois serviços foram normalizados, sendo os transtornos sanados gradativamente.