DOE PARTE DE SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE CORDISBURGO

Você sabia que é possível doar parte do seu Imposto de Renda devido à Receita Federal para auxiliar nas ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA? A doação é feita diretamente ao FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Uma das atribuições do CMDCA é gerir o Fundo que beneficia projetos de entidades governamentais e organizações da sociedade civil. Esse fundo é composto por um conjunto de receitas, entre elas a de renúncia fiscal do Imposto de Renda. Essa iniciativa contribui para a manutenção dos projetos destinados a crianças e adolescentes do município de Piranguinho.

Como contribuir?

Para efetivar a doação de parte do imposto devido ainda este ano, tanto para pessoas físicas como jurídicas. Assista o vídeo ou siga os passos abaixo e veja como fazer.


 

PESSOA FÍSICA

1º PASSO: Preencha a Declaração de Ajuste (DAA) até a data final para entrega, utilizando-se do modelo completo;

2º PASSO: Vá em “Fichas da Declaração”, “Doações Diretamente na Declaração -ECA”, clique em “novo” no canto inferior direito da tela.

3º PASSO: Informe o “Tipo de Fundo”. Se municipal, escolha o Município de sua preferência e o valor a ser doado, observando o limite disponível. Clica “ok”.

4º PASSO: Ao confirmar o valor, o programa emitirá DARF. Para isto “clique imprimir”, no lado esquerdo da tela e em seguida clique “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Abrirá janela. Escolha recibo e clique “ok”. Imprima o DARF.

5º PASSO: Pague o DARF gerado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, nas instituições financeiras autorizadas.

PESSOA JURÍDICA

Apenas as Pessoas Jurídicas enquadradas no Lucro Real – e recolhendo – poderão redirecionar parte do IR, em até 1% da parte devida, por meio da lei do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

IMPORTANTE

Para os contribuintes pessoa física, que queiram realizar doação para projetos sociais, é preciso optar pela declaração completa. Na simplificada não é possível esse tipo de doação!

As doações também podem ser efetuados diretamente na conta corrente do FIA:

Banco do Brasil
Agência: 1798-1
Conta Corrente: 11783-8

Dessa forma você declara a doação em 2021

Dúvidas procure o seu contador ou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do telefone (31) 3715-1353.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *