NOTA DE ESCLARECIMENTO: REPORTAGEM DO PORTAL MEGA CIDADE

Tomamos conhecimento sobre a reportagem veiculada pelo portal Mega Cidade na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, com denúncias apresentadas por uma moradora sobre as ações administração municipal e veiculamos esta nota como forma de esclarecimento à cordisburguense.

Desde o dia 18 de março, o município declarou situação de emergência em saúde pública como medida preventiva à infecção humana causada pelo novo coronavírus (Covid-19), através do Decreto Nº 1.296. No total foram 12 Decretos com ações referentes a estas medidas.

Também foi criado o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 e autorizada a abertura de crédito especial no orçamento do município para cobrir as despesas necessárias para a execução do enfrentamento.

Foram realizadas Dispensas de Licitação para a compra de insumos e equipamentos de proteção individual para serem utilizados pelos agentes de combate às endemias e pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município, em valor superior a cem mil reais, como pode ser acompanhado no portal da transparência.

As equipes de saúde estão acompanhando a situação epidemiológica municipal, seguindo todos os protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os pacientes que se enquadram nos protocolos médicos passam pela testagem rápida. Os casos suspeitos assinaram “Termo de Declaração” conforme Portaria Nº 454 do Ministério da Saúde de 20/03/2020, devendo ficar em isolamento social pelo período de 14 (quatorze) dias, monitorados diariamente via telefone pela Equipe de Enfermagem.

Além do acompanhamento, está sendo realizada “Blitz Educativa”, com medição de temperatura e ações orientativas em diferentes pontos da cidade, operação de desinfecção de ruas e praças e propaganda via carro de som com avisos e orientações.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza via portal institucional e redes sociais (https://cordisburgo.mg.gov.br/covid-19/ , https://www.facebook.com/cordisburgo/ e https://instagram.com/prefeituracordisburgo), os boletins informativos com o resumo total de casos em acompanhamento e confirmados no município.

O Decreto 1.322 realizou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais não essenciais da cidade, além de suspender todo tipo de atividade que gere aglomeração. O uso de máscaras faciais em vias urbanas e nos estabelecimentos essenciais tornou-se obrigatório.
A fiscalização é realizada conjuntamente pela Coordenadoria de Fiscalização de Posturas e a Vigilância Sanitária, que dispõe de equipe contínua para as ações de supervisionamento e inspeção.

Os estabelecimentos que descumprirem as determinações previstas na legislação municipal serão notificados através de lavratura de Auto de Infração.

A Prefeitura tem prestado informações à sociedade e autoridades. Na última segunda-feira, a Secretária Adjunta de Saúde, Giovana Campelo, esteve presente na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Cordisburgo para expor as ações que estão sendo tomadas no enfrentamento da doença.

A não realização de barreira sanitária foi acordada pelo Comitê de Enfrentamento, visto que o objetivo das autoridades de saúde é o acompanhamento da população municipal, e a instalação das barreiras nas entradas da cidade não seria eficiente, visto que a maioria dos veículos que transitam pelos locais não param na cidade, seguindo para outras localidades da região, sendo assim adotada a blitz educativa em variados pontos de Cordisburgo, que trará melhores resultados.

Quanto a não apresentação de resposta ao contato da reportagem, informamos que não localizamos em nossos endereços eletrônicos ou mesmo pelo sistema da ouvidoria, qualquer tipo de contato de órgãos de imprensa nos últimos dias.

A Prefeitura de Cordisburgo se coloca à disposição da população e da imprensa para quaisquer esclarecimentos e informações.

Prefeitura Municipal de Cordisburgo

• Cristiele Martins Ferreira

Na nota de esclarecimento cita que está acontecendo a blitz educativa em alguns pontos da cidade.Mas o que vejo não é isso
    Aconteceu sim a blitz em um único dia e não vi mais acontecer.

• Prefeitura de Cordisburgo

Oi Cristiele!
      A blitz sempre acontece em locais diferentes. Na data de hoje foi realizada no entroncamento das ruas Governador Valadares e Juca Bananeira com a Avenida Padre João, em frente ao SICOOB.
      Já tivemos blitz em locais como a Rua Governador Valadares e Rua Geraldino Rocha.