NOTA DE ESCLARECIMENTO: ATENDIMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 REALIZADOS NO CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE JENNY NEGRÃO DE LIMA

Em resposta ao Oficio Nº. 081/2020, encaminhado pelo Prefeito Municipal à Secretaria Municipal de Saúde, o Secretário Gilmar Ângelo de Carvalho informou o seguinte:

Venho através deste, informar a V. Exa. que os atendimentos realizados no Centro Municipal de Saúde Jenny Negrão de Lima no dia 15/06/2020, foram através de acolhimento individual e atendimento pelas Enfermeiras Maryana de Lourdes Xavier Silva COREN/MG – 568152 e Rossana Maria Silva Viana COREN/MG – 552354, e pelo Médico Dr. Sebastião de Souza Leite CRM/MG – 5950, seguindo os Protocolos do Ministério da Saúde e a Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 47/2020 – 09/06/2020 em anexo.

Diante disto, cabe informar que todos os pacientes atendidos na referida data, não se enquadravam nos critérios para realização de testagem do COVID-19, porém orientados a qualquer alteração do quadro clinico a procurar imediatamente a Unidade de Saúde. Sendo assim, assinaram o TERMO DE DECLARAÇÃO conforme Portaria Nº 454 do Ministério da Saúde de 20/03/2020, devendo ficar em isolamento social pelo período de 14 (quatorze) dias, monitorados diariamente via telefone pela Equipe de Enfermagem.

Na oportunidade, cabe salientar que as únicas medidas eficazes no combate ao COVID-19, ainda são o isolamento social, a higienização das mãos e objetos, o distanciamento pessoal e o uso de máscaras.

ANEXOS

OFÍCIO – Resposta Secretaria de Saúde

NOTA TÉCNICA – 47 COVID

• Cinthia

Gostaria de saber se os amigos do grupo do baralho ( do qual o infectado fazia parte) e que fizeram o teste rápido com resultado negativo ( que pode ser um erro, pois este teste precisa ter um tempo de incubação da doença para dar um resultado confiável) também estão sendo monitoriados e isolados?
    Grata

• Prefeitura de Cordisburgo

Oi, Cinthia!
      Os amigos estão sendo monitorados sim pelas equipes de saúde e inclusive assinaram um termo de compromisso para ficarem em quarentena em suas casas, como forma de prevenção.

• Anônimo

E os boatos de que os exames foram cobrados, procede? Pois se foram não entendo,pois todos os municípios receberam verbas para o combate ao vírus! Se não me engano foram 978.000 aproximadamente. Só uma dúvida,ok

• Prefeitura de Cordisburgo

Boa noite!
      Nenhuma das pessoas acompanhadas passou por teste de Covid no Centro Municipal de Saúde, visto que há um tempo de incubação do vírus, e os testes não trariam resultados precisos, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Eles foram acompanhados pela equipe médica e assinaram um termo de compromisso para permanecerem de quarentena em casa, e continuam sendo monitorados pela equipe de saúde.
      Algumas destas pessoas fizeram testes da doença de forma particular em laboratórios de outras cidades, de forma voluntária, não contando com qualquer envolvimento da administração municipal.

• Marilene Valgas

Bom dia, pelo que estou lendo vejo que não estamos muito seguros diante desse problema em nossa cidade e no mundo, são muitos comentários maldasos, será que essas pessoas estão cumprindo o isolamento??? Pq desde que surgiu o caso confirmado saiu muitos boatos de que o infectado já estava sendo monitorado e não cumpriu com o isolamento. Parece que não importou com o próximo. Tem muita gente em pânico entrando em depressão, com medo, a nossa cidade é muito pequena e temos que tomar muito cuidado.. obg

• Anônimo

Boa tarde!